Jornal afirma que danos de submarino nuclear francês são mais graves

O submarino nuclear francês Triomphant teve danos mais graves que os revelados pela marinha francesa depois da colisão com outro submarino britânico no início do mês, informa o jornal France.

AFP |

A publicação destaca que a colisão não provocou apenas danos na esfera que protege o sonar do navio, como indicou a marinha francesa, mas também o "kiosco" e o leme horizontal de estibordo, que serve para modificar a profundidade do submarino.

Os reparos podem durar mais que o previsto, segundo o jornal, que acrescenta que os danos não foram examinados porque todos os diques de conserto na base de submarinos de Brest estão ocupados.

Procurado pela AFP, o ministério francês da Defesa não comentou a informação.

Dois submarinos nucleares, um francês e um britânico, se chocaram quando patrulhavam em águas profundas, um incidente inédito que não deixou feridos nem pôs em risco a segurança nuclear, anunciaram na segunda-feira a marinha dos dois países.

As autoridades militares confirmaram informações publicadas pela imprensa britânica, que anunciara mais cedo nesta segunda-feira uma colisão ocorrida no dia 4 de fevereiro entre dois submarinos, um francês de 140 metros de comprimento e um britânico de 150 metros de comprimento, transportando cada um 16 mísseis nucleares balísticos com múltiplas ogivas e 250 tripulantes no total.

Estes dois submarinos nucleares, o Triomphant e o HMS Vanguard, navegavam em águas profundas no Atlântico Norte quando "entraram brevemente em colisão", de acordo com o departamento de comunicação da Marinha francesa.

Em Londres, o diretor da Royal Navy, Sir Jonathan Band, declarou que os dois aparelhos "entraram em contato numa velocidade muito baixa".

As duas marinhas destacaram que o incidente não deixou feridos, nem colocou em risco a segurança nuclear.

Os dois países também afirmaram que suas capacidades de dissuasão respectivas não foram afetadas.

A Grã-Bretanha possui quatro submarinos nucleares desse tipo, e a França três.

bur/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG