Jorge conversa com presidente peruano sobre interesses brasileiros no país

Lima, 17 ago (EFE).- O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, conversou hoje em Lima com o presidente peruano, Alan García, sobre o aprofundamento das relações bilaterais comerciais e o interesse brasileiro em comprar energia elétrica e gás do Peru.

EFE |

Em declarações à imprensa na saída da sede do Executivo peruano, o ministro explicou que falou com García sobre a intenção do Brasil de "aprofundar as relações com o Peru".

Os investimentos brasileiros no Peru chegam a quase US$ 1,5 bilhão, principalmente nos setores de mineração, construção e hidrocarbonetos, segundo Jorge, que visita a capital peruana à frente de uma missão de representantes de 90 empresas do Brasil.

Segundo o ministro, o Peru tem "grande importância" para o desenvolvimento produtivo do Brasil, principalmente para a região de Manaus, um dos mais importantes polos industriais na região amazônica.

Jorge também disse confiar no rápido início das obras de, pelo menos, dois projetos hidrelétricos em território peruano, ao lembrar que "há interesse do Governo brasileiro em financiar essas obras".

Também ressaltou que a Administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostaria que a Petrobras "encontrasse gás no Peru", já que o Governo o compraria.

Além disso, o ministro mencionou que o Executivo procura fazer com que as empresas brasileiras produzam equipamentos de televisão digital em terras peruanas, levando em conta que o Governo de Alan García anunciou em abril que adotará o modelo nipo-brasileiro.

Participaram da reunião o embaixador do Brasil no Peru, Jorge D'Escragnolle Taunay; os ministros peruanos de Produção, Mercedes Aráoz; e de Comércio Exterior e Turismo, Martín Pérez; e o embaixador do Peru no Brasil, Hugo de Zela.

Na última sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reuniu com o presidente García em Lima e anunciou que Lula visitará o Peru no final de 2009. EFE wat/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG