John Kerry nega que Obama pense em criar enviado especial à Caxemira

Nova Délhi, 15 dez (EFE) - O senador americano John Kerry, de visita à Índia, desmentiu hoje que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pretenda criar a figura de enviado especial para a Caxemira, região em disputa por indianos e paquistaneses.

EFE |

"Sei que o presidente eleito, que já conversou comigo, não pretende criar um enviado especial só para a Caxemira", disse à imprensa Kerry, citado pela agência "PTI".

"Do que (Obama) fala é de mais cooperação por parte de todos nos esforços antiterroristas e este é o maior alcance de qualquer comentário que poderia ter feito", acrescentou.

Kerry quis colocar fim, assim, às especulações surgidas depois que Obama avaliou a possibilidade de criar a figura de enviado especial para a Caxemira, algo que Nova Délhi não veria com bons olhos.

O ex-candidato presidencial, que estará à frente do comitê de Exteriores do Senado americano durante a próxima legislatura, se reuniu na capital indiana com o primeiro-ministro, Manmohan Singh, com quem discutiu a situação com o Paquistão após o massacre terrorista de Mumbai.

Segundo a agência "Ians", Kerry assegurou que o serviço secreto paquistanês (ISI) precisa passar por uma "reforma para colocá-lo totalmente sob controle civil".

Kerry assegurou que o ISI "formou" no passado grupos como o Lashkar-e-Toiba (LeT), o qual a Índia acusa de estar por trás dos atentados de Mumbai, mas acrescentou que "não há nenhuma prova de que estes ataques estejam ligados ao Estado ou ao ISI".

"O Governo paquistanês tem que se separar de forma convincente do LeT", expôs.

A visita de Kerry segue à da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pouco depois dos ataques, e a do vice-chanceler John Negroponte, que tentaram diminuir a escalada de tensão entre Índia e Paquistão.

Após a reunião com Singh, o senador voou a Islamabad, onde deve se reunir com as autoridades paquistanesas. EFE amp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG