Jogo online busca conscientização sobre efeitos de guerras

A entidade beneficente British Red Cross está lançando um jogo online cujo objetivo é conscientizar o jogador sobre os problemas enfrentados por vítimas de guerra. A meta do jogador é ajudar um menino ugandense a encontrar sua mãe.

BBC Brasil |

A Ong disse que este é o primeiro jogo de realidade virtual (Alternative Reality Game, ou ARG, na sigla em inglês) com fundo beneficente.

Ele foi batizado de Traces of Hope (Sinais de Esperança, em tradução livre) e conduz o jogador em um tipo de caça ao tesouro onde, para ser bem-sucedido, ele precisa de ter faro de detetive.

A aventura é situada no norte de Uganda, país africano onde, nos últimos 20 anos, dois milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas por causa de confrontos entre forças do governo e grupos rebeldes.

Depois de chegar a um campo para refugiados chamado Hopetown, o menino Joseph, de 16 anos, tem 24 horas para encontrar um mensageiro da Cruz Vermelha que pode ter notícias sobre o paradeiro de sua mãe.

O jogador se inscreve no game e depois deve esperar até que Joseph entre em contato, trazendo notícias sobre sua situação.

Os criadores do jogo dizem que colocaram pistas e soluções em vários sites na internet de forma a confundir as fronteiras entre o game e o mundo real.

Os jogadores visitam sites reais na tentativa de ajudar Joseph.

O jogo foi criado por um dos responsáveis pelo drama interativo KateModern, uma das mais populares séries interativas online da Grã-Bretanha.

Entre as operações da Cruz Vermelha estão serviços para reunir integrantes de famílias que foram separados pela guerra.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG