Ele se tornou a mascote de John McCain mas, nesta quinta-feira, Joe, o Bombeiro hidráulico, o arquétipo do americano médio, tornou-se Joe o Ausente para grande pesar do candidato republicano que parecia desamparado em não vê-lo na primeira fila, durante um comício em Ohio.

McCain lembrou a seus eleitores reunidos em Defiance (norte) como Joe Wurzelbacher, ou "Joe, o Bombeiro", havia questionado seu rival Barack Obama sobre seu programa fiscal.

"Joe está conosco hoje. Joe, onde você está? Onde está, Joe?", lançou John McCain procurando-o com os olhos, ouvindo em resposta um silêncio pesado.

"Então - disse o candidato republicano dirigindo-se à multidão, vocês são todos Joe, o bombeiro. Vamos, levantem-se!"

A equipe de campanha de McCain precisou que Joe Wurzelbacher assistiria a um outro comício em Ohio, Estado onde vive, mais tarde.

Joe Wurzelbacher foi usado como exemplo pelo candidato republicano John McCain para se referir aos pequenos empresários ameaçados pelos aumentos de impostos prometidos pelo democrata Barack Obama.

Ele ficou famoso no domingo, quando acusou Obama, diante das câmeras, em um comício em Toledo, de promover um projeto "socialista" em matéria fiscal.

rcw/cha/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.