Joe Biden visita Afeganistão

O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou neste sábado ao Afeganistão, onde se reuniu com o presidente afegão, Hamid Karzai, e com altos responsáveis militares, informou o Exército americano em Cabul.

AFP |

Biden, que assumirá o cargo junto ao presidente Barack Obama em duas semanas, foi recebido por Karzai após se reunir com alguns comandantes militares, com responsáveis do governo afegão e com representantes das Nações Unidas, para analisar os progresos realizados na frente afegã.

O futuro vice-presidente tomou o café da manhã com o general americano David McKiernan, comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (ISAF), que lhe deu um balanço da situação.

"Espero com impaciência para trabalhar com vocês", declarou Biden a McKiernan.

Biden agradeceu aos militares dos EUA pelo "grande sacrifício" que fazem no Afeganistão, onde representam quase a metade dos 70 mil soldados estrangeiros no país.

O futuro vice dos EUA também se encontrou com o representante da ONU no Afeganistão, o diplomata Kai Eide, com quem tratou da necessidade de se coordenar a ajuda internacional, a reforma da polícia afegã, a cooperação regional e as prioridades para 2009.

Biden se reuniu ainda com o ministro afegão do Interior, Mohammad Hanif Atmar, que agradeceu o apoio dos Estados Unidos, mas solicitou muito mais recursos para a criação de uma força de polícia nacional.

"Nossa prioridade é a segurança do Afeganistão, ao lado do combate ao terrorismo, e a polícia tem um papel fundamental neste caso", destacou o futuro vice de Barack Obama.

br/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG