me vejo como o confidente do presidente - Mundo - iG" /

Joe Biden: me vejo como o confidente do presidente

O vice-presidente americano, Joe Biden, disse neste domingo que se vê como o confidente do presidente Barack Obama.

AFP |

"Não vejo a mim mesmo como o vice-presidente. Me vejo como o confidente do presidente. Espero poder ajudá-lo a dar forma à política", declarou Biden no programa "Face the nation", da rede de televisão CBS.

"Felizmente, sou a última pessoa no gabinete com quem ele se consulta antes de cada decisão importante que toma", afirmou.

Biden disse ainda que considera seu papel de maneira diferente da do ex-vice-presidente Dick Cheney, que carrega a reputação de arquiteto de algumas das políticas mais polêmicas do governo anterior, da invasão do Iraque ao uso de técnicas de tortura nos interrogatórios.

Biden afirmou que seu trabalho consistia em atuar como um conselheiro.

"Eu disse a ele: Barack, não quero ocupar o cargo, a menos que você me contrate por meu critério. Se você confia no meu critério, se você julga que meu critério é valioso e posso me envolver com tudo isso, então me sentirei honrado de estar a seu lado", contou o vice-presidente.

"É desta forma que considerei meu papel, como um confidente, um conselheiro, basicamente o último sujeito no gabinete com quem ele toma as decisões críticas".

Depois de uma semana tumultuada, Biden passou seu primeiro fim de semana como vice-presidente dos Estados Unidos em sua casa, em Wilmington, Delaware (leste), e não na residência oficial de Washington.

jkb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG