Jobs reaparece com o anúncio venda milionária do iPhone 3GS em três dias

O presidente do grupo Apple, Steve Jobs, marcou seu retorno ao trabalho nesta segunda-feira com o anúncio de que o novo telefone celular iPhone 3GS teve mais de um milhão de unidades vendidas em três dias, após o lançamento na sexta-feira.

AFP |

"Os clientes estão escolhendo e o iPhone, ganhando", declarou Jobs, citado em um comunicado pela primeira vez desde que se afastou do cargo por doença em janeiro.

O Wall Street Journal informou no sábado que Jobs, 54 anos operado de um câncer de páncreas em 2004, fez um transplante de fígado e estava disposto, apesar de tudo, a retomar o comando da gigante da informática.

O carismático dirigente empresarial, o homem por trás do sucesso mundial dos iPod, iPhone e do computador Mac, anunciou em janeiro que se afastaria da empresa por motivos de saúde até junho.

Jobs, considerado um visionário da informática e criticado por seu autoritarismo, explicou que seu estado de saúde era mais grave que o anunciado inicialmente, quando se falou de um simples desequilíbrio hormonal.

Fiel ao clichê da alta tecnologia americana, Steve Jobs e Steve Wozniak criaram o primeiro computador da Apple na garagem de sua casa em 1976. Com 21 anos, trabalhava em estreita colaboração com Stephen Wozniak, cinco anos mais velho que ele e amigo que encontrou durante um trabalho temporário no verão.

Jobs deixou a faculdade depois de apenas um semestre de estudos e foi trabalhar com a primeira empresa de videogames, a Atari.

Em 1984, aparece com o MacIntosh, o primeiro computador para o grande público que permite acessar um programa com um simples "clic no mouse" sobre um "ícone". Até então, para isso era preciso digitar linhas de comandos muito complexas para os não-iniciantes.

Jobs "se queimou" com o cientista considerado o pai do Mac, Jef Raskin. Este último deixou a Apple em 1982 antes mesmo de se aproveitar da revolução tecnológica.

Estética e simplicidade se tornam as características mais comuns associadas aos produtos Apple, até o famoso aparelho de música digital iPod hoje.

Steve Jobs, que comparece a suas audiências na maioria das vezes com camisa de gola rolê e às vezes com a barba por fazer, é também conhecido por seu temperamento agressivo, sua extrema exigência com os colaboradores. Suas discussões verbais com o chefe da Dell no fim dos anos 90 foram amplamente exploradas pela mídia.

Em julho de 2004, ele passou por uma cirurgia para retirar um tumor cancerígeno do pâncreas. Ele reapareceu magro e acompanhado de seus próximos para apresentar o resultado anual da Apple em agosto de 2006, em San Francisco, relançando novas especulações sobre sua saúde.

chr/fp/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG