Jobim visita o Uruguai para promover Conselho de Defesa Sul-Americano

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou nesta quinta-feira a Montevidéu, em uma viagem que já o levou ao Chile e Argentina, para apresentar a proposta de um Conselho de Defesa Sul-Americano.

AFP |

Jobim, que viaja acompanhado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o comandante militar do Sul, general José Elito Carvalho, se reunirá com o colega uruguaio, José Bayardi, e em seguida com parlamentares.

O ministro pretende explicar que o Conselho Sul-Americano não seria apenas uma aliança militar convencional, e sim uma "aliança de diálogo entre os ministérios da Defesa e os governos", segundo comunicado da pasta da Defesa.

O Brasil propõe uma articulação de políticas regionais de defesa, a organização de exercícios conjuntos e forças de paz, assim como uma análise conjunta da conjuntura internacional e de situações regionais.

Jobim já abordou o tema com os ministros da Venezuela, Guiana, Suriname, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai. Ele pretende fazer o mesmo em breve na Bolívia.

yow/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG