Jobim recebe secretário espanhol e discute cooperação bélica

Brasília, 19 nov (EFE).- O ministro Nelson Jobim recebeu hoje o secretário de Estado de Defesa espanhol, Constantino Méndez, com quem discutiu as possibilidades de cooperação entre as indústrias bélicas de ambos os países.

EFE |

"Falamos de colaboração e cooperação em matéria de defesa, que pretendemos impulsionar na medida em que a agenda dos dois países caminhem de uma maneira muito intensa, devido às potentes relações que ambos os Governos impulsionam", explicou Méndez à Agência Efe após o encontro com Jobim.

Méndez afirmou que "Brasil está fazendo um grande esforço por planejar o processo de modernização e desenvolvimento de suas Forças Armadas" e considerou que a Espanha pode fornecer muito nesse sentido.

Tanto o Brasil como a Espanha "têm indústrias militares potentes" e aspiram começar agora "um processo de aprendizagem partilhado", que impulsione de forma conjunta "a base industrial e tecnológica associada ao mundo da defesa e à segurança" nos dois países, afirmou.

Méndez disse que a Espanha está interessada em ter uma participação "ativa" no processo de modernização das Forças Armadas brasileiras e que acordou com Jobim "identificar as tecnologias que o Brasil possa precisar" para estabelecer os campos de possível cooperação.

Segundo o secretário espanhol, o Brasil é um grande país, "que realizará no futuro um processo de modernização de suas capacidades de defesa" e a Espanha "tem interesse em se associar (...) em tudo o que seja possível". EFE ed/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG