João Paulo 2º pode ser beatificado em 2009

O Papa João Paulo 2º, falecido em 2 de abril de 2005, pode ser beatificado na primavera boreal de 2009, afirmou o defensor no Vaticano da causa de beatificação do pontífice polonês, monsenhor Stanislaw Oder.

AFP |

Em declarações à agência de notícias da Conferência Episcopal Italiana, Oder assegurou que "pessoalmente tem esperança" de que João Paulo 2º seja beatificado naquele período.

Afirmou que já encaminhou o pedido à Congregação pela Causa dos Santos do Vaticano, que deve examinar os documentos.

O processo de beatificação, primeiro passo para ser declarado santo, foi aberto em um prazo recorde por Bento 16, apenas dois meses após a morte do Papa polonês, aos 84 anos.

Oder, sacerdote polonês, é membro do tribunal eclesiástico que se ocupa do caso, em Roma, e que recebeu a tarefa de realizar a primeira fase da investigação sobre a vida e as virtudes do Papa João Paulo 2º.

Levando em conta a consideração de que gozava, o Papa polonês não deve permanecer muito tempo em estado intermediário e se converterá sem dificuldades em santo, para o que é preciso provar sua intercessão em dois milagres, em geral curas inexplicáveis.

O mesmo João Paulo 2º foi o maior criador de santos da história da Igreja Católica: em 26 anos de pontificado, proclamou 428, enquanto que todos os seus predecessores, durante quatro séculos, proclamaram um total de 302.



    Leia tudo sobre: papa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG