Jimmy Carter se reúne com chanceler do Equador

Quito, 28 abr (EFE).- O ex-presidente americano Jimmy Carter se reuniu hoje com o chanceler equatoriano, Fander Falconí, para conversar sobre a situação entre Equador e Colômbia, além de analisar as relações bilaterais entre Quito e Washington.

EFE |

Em breves declarações após a reunião, Falconí disse ter explicado a Carter que o Equador não via "nenhum sinal que permita supor que a crise esteja mudando por parte da Colômbia".

O Governo do Equador rompeu relações diplomáticas com a Colômbia em 3 de março de 2008, dois dias depois de o Exército colombiano bombardear um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano.

Um total de 26 pessoas morreu nesse ataque, entre elas o chefe guerrilheiro "Raúl Reyes", um equatoriano e quatro mexicanos.

Segundo o chanceler, o Equador tem cinco exigências para restabelecer as relações, o que inclui o pagamento de indenizações e que a Colômbia reforce a presença militar na fronteira entre os dois países.

Bogotá também deve encerrar a campanha que, segundo Quito, tenta ligar o Governo equatoriano à guerrilha das Farc, que forneça recursos para atender milhares de colombianos que buscaram refúgio no Equador e a entrega de toda a informação sobre a ação do bombardeio, chamada "Operação Fénix".

O chanceler reiterou a Carter que o Equador "vê com muita expectativa" a nova administração do presidente Barack Obama, e que a nação pretende manter "uma relação sólida, estável e de respeito mútuo".

Em espanhol, Carter se limitou a dizer que teve "uma reunião muito interessante" e agradeceu a "hospitalidade perfeita" dos equatorianos.

O ex-presidente americano, Prêmio Nobel da Paz 2002, se reunirá amanhã com o presidente Rafael Correa, reeleito no último domingo, e dará uma palestra em uma universidade local. O Brasil será uma de suas escalas de sua viagem pela América do Sul, nos dias 3 e 4 de maio. EFE ei/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG