guerra inútil de Israel em Gaza - Mundo - iG" /

Jimmy Carter deplora a guerra inútil de Israel em Gaza

A ofensiva de Israel em Gaza é uma guerra inútil, que poderia ter sido evitada se Israel e o movimento radical palestino Hamas tivesse conseguido prolongar a trégua, disse nesta quinta-feira o ex-presidente americano, Jimmy Carter.

AFP |

Em artigo publicado no The Washington Post, Carter descreve suas numerosas visitas ao Oriente Médio em 2008, incluindo Israel e os territórios palestinos.

"Sei por experiência própria que a invasão destruidora de Gaza por Israel podia ter sido evitada facilmente", escreveu o ex-presidente democrata, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz e fundou o Centro Carter, uma ONG de defesa dos direitos humanos.

Carter denunciou a intransigência de ambas as partes, especialmente a negativa de Israel em deixar levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, um território asfixiado economicamente.

O ex-presidente assinalou que em meados de dezembro tratou em vão de obter uma renovação da trégua durante uma viagem à Síria.

"Estava claro que o tema principal era a abertura de pontos de passagem à Gaza", escreve sobre as negociações para ampliar um cessar fogo, que terminou em 19 de dezembro.

mlm-jkb/nh/sd/

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG