Jardineiros usam xixi para melhorar jardim de mansão britânica

Jardineiros de uma propriedade histórica da Grã-Bretanha estão pedindo às pessoas que urinem no jardim para ajudar a fazer com que as plantas cresçam mais saudáveis. Um monte de palha de três metros de comprimento foi instalado no jardim da mansão Wimpole Hall, no condado de Cambridgeshire (centro da Inglaterra), para receber as contribuições.

BBC Brasil |

O jardineiro-chefe Philip Whaites está pedindo aos colegas do sexo masculino que usem o "monte do xixi" para ajudar a ativar o processo de decomposição no material de compostagem.

Segundo ele, o "monte do xixi" somente será usado fora do horário de visitas públicas à propriedade, construída por volta de 1640. "Não queremos assustar o público", explicou.

Whaites disse que os funcionários homens do local vêm fazendo suas necessidades líquidas no monte de palha há oito semanas.

Urina 'menos ácida'

"O monte do xixi é uma maneira excelente de adicionar elementos à nossa pilha de compostagem para estimular o processo de decomposição e com mais de 160 hectares de jardins e parques para utilizar o composto, precisamos de toda a ajuda que pudermos conseguir", diz.

Segundo ele, além de algumas questões logísticas mais óbvias, limitar a ajuda apenas aos funcionários homens tem outras vantagens, já que a urina dos homens seria menos ácida que a das mulheres.

Whaites calcula que, ao final do ano, os dez funcionários homens da propriedade terão utilizado a "palha do xixi" mais de mil vezes.

Além da contribuição para o sistema de compostagem, os administradores do local calculam que podem reduzir em até 30% o consumo diário de água por não ter que utilizar a descarga tantas vezes.

Segundo a jardineira Rosemary Hooper, responsável pelo sistema de compostagem em Wimpole Hill, o sistema pode ser usado em pequena escala, em jardins caseiros.

"Urinar no material de compostagem ajuda a ativar o processo de decomposição e ajuda a produzir um suprimento pronto de um belo material orgânico para adicionar ao jardim", diz.

"Acrescentar um pouco de urina apenas ajuda o processo, é totalmente seguro e também divertido."


Leia mais sobre jardinagem

    Leia tudo sobre: grã-bretanhajardinagemxixi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG