Japonesa pode ser 1° caso de gripe suína no país

Tóquio, 30 abr (EFE).- Uma japonesa que chegou hoje ao aeroporto internacional de Tóquio em um voo procedente de Los Angeles pode ser o primeiro caso de gripe suína no Japão, informou a agência local Kyodo.

EFE |

A mulher deu positivo para essa gripe nos exames preliminares que foram feitos dentro do avião da companhia americana Northwest Airlines, após chegar esta tarde ao aeroporto de Narita-Tóquio.

Cerca de pessoas que estavam perto dela no avião serão também examinadas pelas autoridades sanitárias japonesas, que tinham mobilizado intensas medidas nos últimos dias para evitar a chegada da gripe suína ao Japão.

A paciente foi examinada ainda no avião por especialistas com roupas especiais e foi depois levada de ambulância a um hospital, onde será examinada novamente para determinar com total segurança se está com a gripe suína.

Antes, o Governo japonês disse hoje que habilitará zonas para tratar e isolar pessoas infectadas ou suspeitas de ter contraído gripe suína, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevasse o alerta de pandemia para a fase cinco.

O Japão foi especialmente cauteloso em sua resposta à ameaça de pandemia, após o foco de gripe suína originado no México.

Na terça-feira, o Governo japonês decidiu obrigar de forma temporária que os mexicanos que quiserem viajar ao Japão peçam visto, processo do qual até agora estavam isentos, e recomendou aos cerca de 6 mil residentes japoneses no México considerem a possibilidade de sair o país por causa da gripe suína.

Em comunicado, o Ministério de Exteriores do Japão pediu também que seus cidadãos adiem suas viagens ao México "se não forem realmente urgentes". EFE psh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG