Japonês Yukiya Amano não obtém maioria para dirigir AIEA

Viena, 26 mar (EFE).- O diplomata japonês Yukiya Amano ganhou hoje as três primeiras votações no Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas não obteve a maioria necessária de dois terços para obter o cargo de novo diretor-geral do organismo.

EFE |

Na primeira votação, o representante japonês conseguiu 21 votos, frente aos 14 de seu rival, o sul-africano Abdul Samad Minty, enquanto na segunda e terceira votações o resultado foi de 20-15 a favor do candidato asiático.

O Conselho de Governadores da AIEA iniciou hoje a portas fechadas o processo de escolha de um novo diretor-geral para substituir o egípcio Mohamed ElBaradei, que dirige a agência desde 1997.

Para assumir o cargo, o candidato precisa de uma maioria qualificada de dois terços no Conselho, ou seja, pelo menos 24 votos.

O japonês, diplomata de carreira, tem o apoio, principalmente, dos países industrializados, que esperam dele uma gestão mais "técnica" à frente da AIEA.

Minty é apoiado pelos países emergentes e é um candidato com perfil mais "político", similar ao de ElBaradei.

Os países emergentes rejeitam Amano por ele estar próximo demais das potências ocidentais, enquanto os ocidentais acusam Minty de ser muito compreensivo em relação ao programa nuclear do Irã.

Se nenhum dos dois candidatos conseguir obter a maioria necessária após quatro votações, o processo de seleção será aberto novamente e outros candidatos poderão se apresentar.

O regulamento da AIEA sugere uma escolha do novo diretor-geral no máximo em junho, mas, caso não haja consenso, também pode ocorrer no segundo semestre, antes da Conferência Geral do organismo em setembro.

ElBaradei, de 66 anos, sai este ano após 12 anos à frente da AIEA, um organismo de caráter técnico que ganhou importância política com as inspeções nucleares em países como Iraque, Líbia, Coreia do Norte e Irã. EFE jk-as/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG