Japão também faz festa para posse de Obama

Tóquio, 21 jan (EFE).- Várias cidades do Japão, entre elas o pequeno povoado chamado Obama, no oeste do país, fizeram festa para a posse do presidente dos Estados Unidos, informa hoje a rede de televisão pública NHK.

EFE |

Os habitantes de Obama, uma cidadela litorânea da província de Fukui, organizaram sua pequena festa particular por ocasião da posse em Washington, enquanto estudantes de Nagasaki, no sul do país, aproveitaram para pedir o fim das armas nucleares.

No povoado, as celebrações, organizadas no pátio de um templo, começaram sete horas antes da cerimônia de posse de Barack Obama em Washington.

Durante a celebração, sete templos da cidade fizeram soar seus sinos de maneira simultânea.

Um porta-voz do grupo de apoio ao novo líder leu, nesta terça-feira uma mensagem de felicitação na qual afirma que os cidadãos de Obama ficariam encantados em conhecer pessoalmente o presidente.

Mostra da admiração do Japão por Obama é que, além do apoio com festas ao novo líder, os japoneses compraram mais de 400 mil cópias do livro em inglês que compila os discursos do primeiro presidente negro dos EUA.

Segundo a imprensa japonesa, as livrarias aproveitaram o fator Obama para estimular os japoneses a ler em inglês.

Em Nagasaki, no sul do Japão, um grupo de estudantes recolheram assinaturas e mensagens das pessoas da rua para serem enviadas a Obama, dentro de um pedido para que ele trabalhe em prol da abolição das armas nucleares.

Nagasaki foi a segunda cidade japonesa a sofrer com a explosão de uma bomba atômica em agosto de 1945, depois da lançada pelos EUA em Hiroshima. EFE icr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG