Japão se prepara para lançar cargueiro não tripulado à ISS

Tóquio, 8 set (EFE).- O Japão lançará na sexta-feira seu primeiro módulo espacial de transporte de mantimentos e material científico, informaram à Agência Efe fontes da Jaxa (agência espacial japonesa).

EFE |

O cargueiro automático "HTV" decolará do centro espacial de Tanegashima (sul) em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A previsão é que o lançamento ocorra no dia 11, às 2h04 (14h de Brasília de quinta-feira).

Segundo informações, o módulo de transporte se deslocará guiado por um sistema de posicionamento via satélite (GPS). Ele atracará na ISS em 17 de setembro, com 4,5 toneladas de equipes, novos experimentos, comida e água.

Esta será a primeira missão do cargueiro "HTV", que a partir de agora abastecerá a ISS pelo menos uma vez ao ano até 2015.

Ao contrário de outros veículos espaciais de carga, o "HTV" atracará na Estação Espacial ajudado pelo braço robótico da plataforma.

O "HTV" é um cilindro de dez metros de comprimento e quatro de largura, alimentado com painéis solares e capaz de transportar até seis toneladas de carga. EFE jmr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG