Japão registra maior participação eleitoral desde 1996

Tóquio, 31 ago (EFE).- A participação nas eleições gerais deste domingo no Japão foi de 69,28%, a maior desde que em 1996 entrou em vigor o atual sistema eleitoral, informou hoje o Governo japonês.

EFE |

Assim, o número de japoneses que foi ontem às urnas superou os 67,51% registrados no pleito anterior de 2005 e alcançou os 72,02 milhões de eleitores.

O sistema eleitoral japonês permite a cada cidadão depositar duas cédulas: uma com um nome próprio, para os 300 deputados eleitos por um sistema de assento único, e outra para um partido, com o que se designa 180 representantes de modo proporcional.

Ao somar todos os votos obtidos por cada um dos dois sistemas se obtêm os 480 assentos que compõem a Câmara de Representantes (Deputados) do Japão, que elege o primeiro-ministro e aprova o orçamento.

No pleito de ontem destacou-se o recorde na participação antecipada com 13,98 milhões de pessoas, um número que superou em 5,02 milhões os eleitores adiantados de 2005.

O sistema de votação antecipada começou nas eleições de 2004 e com base nele os japoneses podem exercer seu direito ao voto até o dia anterior à abertura dos colégios se têm uma razão pela qual não podem votar no dia do pleito. EFE clb/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG