Japão quer fim da poluição em bases americanas

O próximo governo japonês pedirá às Forças Armadas americanas a descontaminação de suas bases no arquipélago antes do abandono das mesmas.

AFP |

A coalizão liderada pelo Partido Democrata do Japão (PDJ), que vai assumir o governo na quarta-feira, pretende acrescentar uma cláusula ambiental no acordo sobre o estatuto das forças americans no país, segundo o jornal Sankei Shimbun.

A administração do ex-presidente americano George W. Bush e o governo japonês de então, dirigido pelo Partido Liberal Democrata, assinaram um acordo em 2006 que estipula a mudança da controversa base aérea de uma zona habitada da ilha de Okinawa para outra área até 2014.

As autoridades locais detectaram traços de contaminação com arsênico, chumbo e outros produtos nocivos nas áreas das antigas bases americanas devolvidas aos japoneses no passado.

Okinawa abriga metade das tropas americanas no Japão, o que não agrada a o população local. Uma série de estupros cometidas por soldados americanos aumentou a tensão ano passado.

mis/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG