Japão planeja enviar primeira equipe estrangeira de resgate à China

Tóquio, 15 mai (EFE).- O Japão enviará à China a primeira equipe estrangeira de resgate para ajudar as vítimas do terremoto da segunda-feira na província de Sichuan, depois de Pequim autorizar essa oferta, informou hoje a agência japonesa de notícias Kyodo.

EFE |

Os ministérios de Assuntos Exteriores japonês e chinês estão estudando os detalhes do desdobramento deste grupo de resgate, que será composto por aproximadamente 12 especialistas, segundo fontes oficiais citadas pela "Kyodo".

O Governo chinês aceitou hoje a oferta do Japão de participar das operações de ajuda no sudoeste da China, que ficou completamente devastado após o terremoto de magnitude de 7,9 graus na escala aberta de Richter.

Junto à equipe de resgate, o Governo japonês ofereceu ajuda de emergência para a China no valor de 500 milhões de ienes (cerca de US$ 5 milhões).

Até agora o Governo chinês tinha rejeitado todas as ofertas de envio de equipes de emergência estrangeiras.

O fato de a China ter aceitado a oferta japonesa pode ser um sinal da recente aproximação entre os dois países, constatada durante a visita oficial na semana passada do presidente chinês, Hu Jintao, ao Japão. EFE icr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG