Tóquio - O Governo do Japão vai ter de mudar de última hora o desenho de uma moeda comemorativa do centenário da imigração japonesa no Brasil que será emitida em 18 de junho, informou hoje a agência Kyodo.

O Ministério das Finanças japonês comunicou a mudança no desenho original da moeda de 500 ienes (US$ 4,80), que aconteceu em razão de um problema de "direitos autorais".

O desenho original de um dos lados da moeda mostrava um monumento da cidade de Santos dedicado aos imigrantes japoneses.

Mas a possibilidade de um problema legal obrigou o Ministério a escolher um novo desenho de última hora, que combina um mapa brasileiro e o navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil.

O Ministério das Finanças já tinha cunhado 4,8 milhões de moedas com o desenho original, o que vai gerar um gasto de 80 milhões de ienes (US$ 768.159).

O Governo japonês tinha assinado um contrato com um grupo de japoneses e brasileiros para usar o desenho do monumento situado em Santos na moeda, com a condição de que essa associação tivesse os direitos sobre a obra.

Uma disputa entre o grupo e o autor do monumento pelos direitos sobre a obra motivou a mudança do desenho nas moedas, segundo a "Kyodo".

Leia mais sobre: Imigração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.