Japão lança foguete com suprimentos para Estação Espacial

O transportador de carga não-tripulado, HTV2, leva 5,3 toneladas de material, que inclui alimentos e 80 quilos de água potável

EFE |

TÓQUIO - Um foguete com suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS) foi lançado com sucesso do centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do Japão, informou a Agência Aeroespacial do país (Jaxa).

Após dois dias de atraso por causa do mau tempo na região, B, que carrega o transportador de carga não-tripulado HTV2, também chamado de Konotori 2, deixou o solo às 2h37 de domingo local (3h37 de sábado de Brasília) de Tanegashima.

O transportador se separou do foguete aos poucos minutos do lançamento.

Prevê-se que na próxima quinta ou sexta-feira ele chegue à estação espacial, indicou a Jaxa, citada pela agência de notícias japonesa "Kyodo".

O HTV2 transporta 5,3 toneladas de material, que inclui alimentos para os astronautas, 80 quilos de água potável e instrumentos para o centro científico que o Japão mantém na ISS.

Também leva sementes de tomate e pimentas para um experimento que o Japão realiza junto com a Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

Após permanecer vários dias na estação espacial, o HTV2 será carregado com resíduos da ISS e retornará à Terra, para posteriormente se desintegrar na atmosfera terrestre.

O Japão desenvolve desde 2003 um intenso programa espacial que, baseado em sua tecnologia de ponta, se concentra na prospecção de planetas e asteroides.

* Com EFE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG