Japão lamenta falta de resultados em diálogo sobre Coréia do Norte

Tóquio, 12 dez (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores japonês, Hirofumi Nakasone, qualificou hoje de muito lamentável a falta de resultados do diálogo de seis lados sobre a desnuclearização da Coréia do Norte mantido esta semana em Pequim, segundo a agência Kyodo.

EFE |

No entanto, Nakasone assegurou que Tóquio continuará tentando impulsionar o processo de desnuclearização do regime comunista.

O ministro japonês indicou que um dos principais motivos do encontro, no qual participaram esta semana as duas Coréias, Estados Unidos, China, Japão e Rússia, era acertar os "detalhes de um protocolo de verificação".

"É muito lamentável que isso não tenha sido alcançado", apontou Nakasone.

Além disso, reconheceu que o Japão era consciente desde o princípio de que as negociações seriam "extremamente difíceis".

O Japão esperava manter um encontro paralelo ao diálogo de seis lados com a Coréia do Norte para discutir a questão dos seqüestros de japoneses por parte de agentes norte-coreanos nos anos 70 e 80.

Nakasone assegurou que o Japão continuará conversando com a Coréia do Norte mediante canais diplomáticos para conseguir esse encontro.

Após quatro dias de diálogo em Pequim, as seis partes fracassaram após a Coréia do Norte se negar a assinar um acordo sobre o processo de verificação de suas atividades nucleares.

O encontro em Pequim terminou sem uma data fixada para a próxima rodada de negociações do diálogo de seis lados. EFE cej/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG