Japão lamenta a perda de seu mais velho panda

TÓQUIO - O mais velho panda do Japão, astro do maior zoológico da capital e símbolo de amizade com a China, morreu nessa quarta-feira de parada cardíaca.

AP |

Ling Ling tinha 22 anos e sete meses, o equivalente a 70 anos humanos, afirmou o Zoológico Ueno. Segundo se sabe, ele foi o quinto panda macho mais velho a existir no mundo.

O panda começou a mostrar sinais de perda de apetite e força por causa de sua idade em agosto, recentemente ele sofreu problemas nos ris e falha cardíaca, disse o responsável pelo zoológico Motoyasu Ida.

Funcionários e visitantes lamentaram a perda do panda, que foi a atração mais popular do zoológico por mais de 15 anos. A emissora de tevê NHK mostrou muitos visitantes escrevendo mensagens de condolescências, alguns em lágrimas.

AP

Uma imagem de Ling Ling está em exposição em sua jaula, juntamente com flores e ofertas de seu bambu favorito.

Uma autópsia determinou que ele morreu de parada cardíaca, disse Ida.

Funcionários do zoológico disseram que encontraram o corpo de Ling Ling quando entraram em sua jaula nessa quarta-feira para cuidar dele.

"Ele estava em seu canto favorito, um buraco em que costumava sentar", disse Ida.

Ling Ling morreu um dia depois que o zoológico o retirou do público por causa de sua saúde.

Nascido no zoológico chinês de Pequim em 1985, Ling Ling veio para Tóquio em 1992. Ele havia viajado para o México três vezes nos últimos anos para tentativas infrutíferas de procriação.

Ling Ling era o único panda gigante do Japão, os outros oito animais dessa espécie disponíveis no país são empréstimos da China.

Com a perda de Ling Ling, o Zoológico Ueno está sem um panda pela primeira vez desde 1972, quando o primeiro casal dos animais chegou da China para marcar o tratado bilateral de paz.

Ida afirmou que o zoológico atualmente negocia com o Ministério do Exterior para conseguir um substituto.

O panda gigante é um dos animais mais raros do mundo, com apenas 1.600 vivendo em áreas selvagens da China.

Saiba mais sobre: panda

    Leia tudo sobre: panda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG