Hanói, 25 Mai (EFE).- O Governo do Japão e a Fundação Ásia-Europa (Asef) lançaram hoje, em Hanói, uma iniciativa para iniciar um mecanismo de emergência a fim de fazer frente a eventuais epidemias de gripe nos continentes europeu e asiático.

O plano contempla métodos de contenção de focos e o estoque de meio milhão de doses de antivirais em Cingapura, segundo a nota à imprensa distribuída pelo Japão durante a reunião de ministros de Exteriores do Fórum Ásia-Europa (Asem), realizado hoje e amanhã na capital vietnamita.

Estes remédios permanecerão sob controle da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Asef e das autoridades japonesas, segundo o comunicado.

O projeto também prevê a criação de um organismo euro-asiático até 2013 que impulsione a colaboração entre os dois continentes e colabore em casos de emergência sanitária global.

Cerca de 30 chanceleres e representantes dos 43 países-membros de Asem participam do encontro ministerial deste fórum, que foi criado para impulsionar a cooperação entre Ásia e Europa.

Os 27 países da União Europeia fazem parte do bloco, junto com Mianmar, Brunei, Camboja, Laos, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia, Vietnã, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Mongólia e Paquistão.

Os países-membros do Asem, cujos chefes de Estado e de Governo se reuniram pela primeira vez em Bangcoc, em 1996, somam a metade do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e quase 60% da população do planeta. EFE mgs/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.