Tóquio, 20 mai (EFE).- O Japão dobrará sua ajuda pública ao desenvolvimento da África nos próximos cinco anos, para promover a melhora das infra-estruturas e a produtividade agrícola africana, informou hoje o Governo japonês.

O primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, anunciou o aumento da assistência uma semana antes da organização em Yokohama (centro) da Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento na África.

"O Japão dobrará até 2012 o apoio para promover o desenvolvimento da África, centrado principalmente na construção de estradas e outras infra-estruturas, na melhora do atendimento sanitário e no aumento da produtividade agrícola", disse Fukuda durante uma reunião ministerial, segundo a agência local "Kyodo".

A ajuda incluirá subsídios e empréstimos em ienes, e o Japão facilitará a concessão de empréstimos aos países que no passado tiveram sua dívida perdoada, explicou o ministro de Exteriores japonês, Masahiko Komura.

O ministro porta-voz do Japão, Nobutaka Machimura, disse que o aumento da ajuda para a África responde ao cumprimento de sua responsabilidade como membro da comunidade internacional. EFE icr/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.