Japão celebra acordo de EUA e Rússia sobre redução nuclear

Tóquio, 7 jul (EFE).- O Governo japonês celebrou hoje o acordo pactuado entre Estados Unidos e Rússia para a redução de armamento nuclear, o que está em linha com o apoio do Japão às iniciativas de Barack Obama para um mundo sem armas atômicas.

EFE |

"O Japão dá as boas-vindas ao acordo entre o presidente russo, Dmitri Medvedev, e o americano, Barack Obama", disse hoje o porta-voz de Governo japonês, Takeo Kawamura, citado pela agência de notícias local "Kyodo".

O Governo japonês espera que o pacto se concretize para contribuir com o progresso do desarmamento nuclear e o sucesso da revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que acontecerá em 2010.

Kawamura celebrou que se tenha buscado um substituto ao Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, de 1991) e que cada uma das partes tenha se comprometido com a redução de seus arsenais nucleares, a maior desse tipo de armas já pactuada.

O Japão tem o objetivo de continuar fortalecendo a cooperação com a comunidade internacional para conseguir um mundo livre do arsenal nuclear e o sucesso de um novo tratado de não-proliferação para 2010. EFE jmr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG