Japão aprova pacote de US$ 54 bilhões contra a crise

O governo japonês aprovou neste sábado um novo pacote contra a crise, no valor de 4,8 trilhões de ienes (54 bilhões de dólares), em mais uma tentativa de combater a recessão, anunciaram neste sábado responsáveis do governo.

AFP |

O governo do primeiro-ministro, Taro Aso, pretende submeter esta medida ao Parlamento no início do próximo ano, indicaram.

O novo plano é destinado a financiar uma parte das medidas previstas no plano de retomada de 26,9 trilhões de ienes anunciado no fim de outubro, principalmente as ajudas diretas às famílias e dispositivos de criações de empregos.

O primeiro pacote, de 1,81 trilhão de ienes, anunciado em agosto pelo predecessor de Aso, Yasuo Fukuda - foi adotado pelo Parlamento no início de outubro.

Além disso, o ministério das Finanças anunciou um projeto de orçamento recorde de 88,5 trilhões de ienes para o ano fiscal 2009-2010, renunciando assim à sua política de controle orçamentário devido á crise financeira mundial.

"Gostaria de realizar um orçamento audacioso e prático destinado a restaurar a economia e a proteger a vida das pessoas", escreveu Aso em um comunicado.

A quantia total das obrigações do Estado emitidas durante o ano fiscal que vai de abril de 2009 a março de 2010 chegará a 33,3 trilhões de ienes, representando a primeira alta em quatro anos.

Sexta-feira o governo japonês anunciou que previa um crescimento zero para o ano fiscal 2009-2010, pela primeira vez em sete anos.

O Japão já entrou oficialmente em recessão no terceiro trimestre, durante o qual o PIB recuou 0,5%, assim como no trimestre anterior.

si/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG