Japão aprova orçamento recorde para 2010

Tóquio, 25 dez (EFE).- O Governo japonês aprovou hoje seu Orçamento para o ano fiscal de 2010, de 92,3 trilhões de ienes (701,041 bilhões de euros), o mais alto da história do Japão, informou a agência local Kyodo.

EFE |

A aprovação aconteceu antes do fim de ano, tal como tinha proposto o primeiro-ministro Yukio Hatoyama, que teve que negociar com alguns membros da coalizão governista.

O objetivo de Hatoyama era manter o orçamento abaixo do número fixado hoje, já que uma de suas promessas eleitorais foi manter o controle sobre as despesas desnecessários e o aumento da dívida pública, que está próxima de 200% do Produto Interno Bruto (PIB).

O Orçamemto para 2010 supera do atual ano em exercício, aprovado pelo Executivo do Partido Liberal-Democrata (PLD) no valor de 88,5 trilhões de ienes (672,6 bilhões de euros).

O governista Partido Democrático (PD), que venceu as eleições no fim de agosto, tem maioria nas duas câmaras do Parlamento. Por isso, não haverá dificuldades para a aporvaçã do texto. EFE jmr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG