Japão apóia reatamento do diálogo de seis lados sobre a Coreia do Norte

Tóquio - O Japão aceitou hoje os planos para retomar no dia 8 de dezembro o diálogo de seis lados sobre o processo de desnuclearização da Coreia do Norte, informou o ministro de Exteriores japonês, Hirofumi Nakasone.

EFE |

Acordo Ortográfico

Segundo a agência japonesa "Kyodo", o Japão reiterou ainda seu desejo de que se estabeleçam por escrito os métodos de verificação da desnuclearização norte-coreana, alcançados recentemente entre Washington e Pyongyang.

"Sabemos que Estados Unidos e Coreia do Norte chegaram a um acordo sobre o recolhimento de amostras e outros detalhes da verificação, esperamos que isto seja posto firmemente por escrito", disse Nakasone.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse no domingo que as conversas de seis lados sobre o processo de desnuclearização da Coreia do Norte seriam retomadas possivelmente no dia 8 de dezembro.

O diálogo entre as duas Coreias, China, Japão, Rússia e EUA está paralisado desde julho deste ano, quando se reuniram pela última vez em Pequim, anfitrião das negociações.

Atualmente o processo de desnuclearização norte-coreano se encontra na segunda fase, na qual Pyongyang deve desmantelar suas instalações nucleares, após ter entregado em junho seu inventário atômico.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG