Japão anunciará acordo com a China para exploração conjunta de gás

Tóquio, 18 jun (EFE).- O Japão deve anunciar hoje um esperado acordo com a China para o exploração conjunta de gás no Mar da China Oriental, que porá fim a uma disputa de quatro anos sobre essas jazidas.

EFE |

O ministro de Exteriores, Masahiko Komura, e o titular de Comércio, Akira Amari, devem dar uma entrevista coletiva na qual se espera que seja anunciado esse acordo, disse à Agência Efe um porta-voz oficial.

Segundo a agência japonesa "Kyodo", Pequim aceitou que Tóquio invista nas jazidas e divulgue os benefícios proporcionais derivados desse investimento, incluindo a reserva de Chunxiao, perto das águas japonesas, que a China já explora.

A área onde será feita a exploração conjunta de gás abrangerá, além disso, as jazidas chamadas pela China de Duanqiao e Longjing.

A longa disputa entre China e Japão se deve a que na região onde se encontram as jazidas de gás, algumas das mais ricas do Mar da China Oriental, se solapam as águas territoriais de ambos os países, porque a demarcação fronteiriça não está resolvida.

Ambos os Governos divergem sobre os limites de suas áreas econômicas exclusivas. EFE psh/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG