Jan Fischer é nomeado premiê tcheco

Praga, 9 abr (EFE).- O independente Jan Fischer foi nomeado hoje primeiro-ministro tcheco, cargo que o transformará também em presidente rotativo da União Europeia (UE), nas mãos da República Tcheca este semestre.

EFE |

Em cerimônia oficial realizada no Castelo de Praga, o presidente do país, Vaclav Klaus, nomeou oficialmente Fischer como chefe de Governo.

"Aceito esta tarefa com responsabilidade", disse Fischer, logo após jurar perante o chefe de Estado sua fidelidade ao país e à Constituição.

Acrescentou também que chega à frente do Governo "como pessoa apolítica e especialista, mas como alguém com a suficiente e longa experiência na administração pública".

Fischer afirmou que o seu "não será um Executivo de novos planos, mas de trabalho duro", e reiterou o "desejo, antes de tudo, de trabalhar a serviço do país, para levá-lo às eleições antecipadas com tranquilidade e tendo cumprido todos os compromissos".

O novo chefe do Executivo elegerá como ministros os candidatos independentes propostos pelos partidos políticos e a equipe deve ser nomeada por Klaus até 9 de maio. EFE gm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG