Jamaica investiga roubo de centenas de toneladas de areia de praia

A polícia da Jamaica está investigando o roubo de centenas de toneladas de areia de uma ilha na costa norte da ilha. Em julho, descobriu-se que foi removida areia diante de um resort em fase de planejamento na praia de Coral Spring.

BBC Brasil |

O volume era suficiente para encher um caminhão 500 vezes.

Segundo detetives, entre os suspeitos estão funcionários do setor de turismo, porque uma boa praia é vista como um bem valioso para hotéis na ilha caribenha. Mas como não houve prisões até o momento, a polícia está sendo alvo de críticas e há quem fale em acobertamento.

'Investigação complexa'
A praia em Coral Springs tinha 400 metros de areia branca. Ela deveria formar parte de um complexo hoteleiro bilionário. O roubo, contudo, fez com que os empreiteiros congelassem o projeto.

Retirada ilegal de areia é um problema na Jamaica. Tradicionalmente, as pessoas constróem suas próprias casas e há uma grande demanda por material de construção.

Mas o grande volume e o tipo de areia levado da praia em Coral Springs levantou suspeita sobre a própria indústria hoteleira.

O desaparecimento da areia foi considerado tão importante que o primeiro-ministro da Jamaica, Bruce Golding, também se interessou pelo caso e ordenou um relatório sobre como a areia foi roubada, transportada e, supostamente, vendida.

Três meses se passaram e ainda não apareceram culpados. O Partido Nacional do Povo, o principal da oposição, sugeriu que algumas pessoas acham, agora, que houve um acobertamento.

Mas o vice-comissário da polícia jamaicana, Mark Shields, insistiu que esta "é uma investigação muito complexa porque envolve muitos aspectos".

Ele disse que precisam ser descobertos os receptadores da areia roubada, caminhões de transporte, organizadores da operação, e admitiu que há suspeita de que pode haver um conluio entre alguns policiais e os ladrões.

Estão sendo realizados testes de perícia em amostras de outras praias da costa para verificar se alguma delas tem areia do mesmo tipo que a roubada.

    Leia tudo sobre: jamaica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG