Jackson Browne processa McCain por usar música em anúncio

Los Angeles (EUA.), 15 ago (EFE) - O músico Jackson Browne apresentou um processo contra o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, por utilizar, sem permissão, uma de suas canções para um anúncio da campanha eleitoral, informou a imprensa local.

EFE |

O advogado de Browne, Lawrence Y. Iser, alegou que a ação legal não tinha conotações políticas e se tratava de uma reivindicação por "infringir os direitos autorais de propriedade intelectual, apesar de a Jackson parecer um anátema -maldição- que McCain tenha utilizado sua canção", afirmou.

O anúncio em questão usava a canção "Running on Empty" (1977) e ironizava o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, ao sugerir que os Estados Unidos podiam conservar gás se enchessem corretamente os pneus dos veículos.

Ao recorrer à justiça, Browne, de 59 anos, quis deixar claro que não apóia o candidato republicano.

O músico atuou em 1979 em um concerto contra a proliferação das armas nucleares e criticou duramente as políticas de Ronald Reagan no álbum "Lives in the Balance" (1986).

Browne apresentou uma ação legal na quinta-feira em um juizado de Los Angeles, na qual pediu uma compensação por danos contra McCain e o Comitê Nacional Republicano por usar a canção, assim como uma proibição permanente para que utilizem qualquer de suas composições.

O porta-voz de McCain, Brian Rogers, assegurou que eles não promoveram o uso da canção e o anúncio foi criado pelo Partido Republicano de Ohio, o qual também está sendo processado por Browne, informou o advogado.

Para Iser, "McCain e sua campanha eram conhecedores desse anúncio" e alegou que não é a primeira vez que os promotores da candidatura do senador republicano utilizam música sem ter os direitos.

"Usaram uma canção de John Mellencamp, uma de Frankie Valli e uma do ABBA. É ridículo e dão um péssimo exemplo", declarou Iser. EFE fmx/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG