Jackson Barreto formaliza proposta de referendo sobre reeleição de Lula

Brasília, 28 mai (EFE).- O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) formalizou hoje a proposta de uma reforma constitucional que abriria as portas para uma nova reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

EFE |

O parlamentar apresentou a proposta perante a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com o apoio de 191 dos 513 membros da Casa.

A proposta sugere a convocação de um referendo vinculativo para o segundo domingo de setembro, quando os brasileiros votariam a favor ou contra uma segunda reeleição consecutiva para os cargos de presidente, governadores e prefeitos.

"Decidi apresentá-la por uma intuição pessoal", afirmou Barreto, que negou que a proposta esteja relacionada com o câncer linfático que foi detectado na ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem Lula sugeriu como candidata para as eleições de 2010.

A proposta primeiro será discutida em duas comissões e, caso seja aprovada em ambas, passará ao plenário da Câmara dos Deputados, que, por sua vez, deverá enviá-la ao Senado, onde será submetida a outros dois grupos antes de ser votada.

Barreto afirmou que a possível continuidade de Lula no poder permitiria ao Brasil "manter a economia estável frente à crise financeira internacional", e disse confiar em que terá o apoio da maioria dos deputados. EFE ed/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG