O fotógrafo italiano Pietro Masturzo foi anunciado nesta sexta-feira como o vencedor do concurso World Press Photo 2009 na categoria de Foto do Ano. Além disso, o brasileiro Daniel Kfouri, de 35 anos, recebeu o terceiro lugar na categoria Esportes por sua foto de um skatista no ar na Megarrampa, em São Paulo.

As imagens vencedoras foram escolhidas dentre as mais de 100 mil inscritas por quase seis mil fotógrafos, um recorde do concurso.

A foto de Masturzo mostra mulheres gritando do terraço de um prédio em Teerã no dia 24 de junho do ano passado, em meio aos protestos que se seguiram à polêmica reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente do Irã.


Foto vencedora de Pietro Masturzo (clique para ampliar)

O júri premiou os trabalhos de 63 fotógrafos de 23 nacionalidades em dez categorias.

Daniel Kfouri , que fotografa desde 2001, foi o único brasileiro premiado. "Eu já tinha participado de outros concursos nacionais e fui convidado para expor em Cuba com outros barsileiro, mas este é meu primeiro prêmio internacional", disse Kfouri ao iG .


Foto de Daniel Kfouri recebeu o 3º lugar na categoria Esportes (clique para ampliar)

Foto do Ano vem do Irã

A Foto do Ano faz parte de uma série ambientada nas noites seguintes às eleições presidenciais de junho de 2009 no Irã, que por sua vez foi a ganhadora da categoria Pessoas em Notícias.

As fotografias refletem como os protestos que aconteciam nas ruas de Teerã durante o dia continuavam noite adentro nos telhados, terraços e varandas da capital iraniana.

A foto vencedora do prêmio máximo "mostra o começo de algo, o início de uma grande história", disse o presidente do júri, o turco Ayperi Karabuda, em declarações publicadas no site do concurso.

Masturzo receberá o prêmio durante uma cerimônia que acontecerá no dia 2 de maio em Amsterdã, assim como um prêmio em dinheiro no valor de dez mil euros e equipamento de fotografia digital de última geração.

Leia mais sobre World Press Photo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.