Itália vai promover conferência sobre Afeganistão, Paquistão e Índia

México, 28 nov (EFE).- O Governo italiano, que coordenará os trabalhos do Grupo dos Oito (G8) em 2009, anunciou hoje que promoverá no próximo ano uma conferência internacional para trabalhar na estabilização da zona que abrange Paquistão, Afeganistão e Índia.

EFE |

"A ação terrorista de Mumbai demonstra que aquela região ainda sofre com os ataques terroristas planejados, que têm uma direção extremamente preocupante", disse hoje em entrevista coletiva realizada no México o chanceler italiano, Franco Frattini.

Para o ministro de Exteriores a modalidade de organização desses atentados "faz pensar em uma estrutura que se movimenta, de acordo com os critérios da rede Al Qaeda, portanto uma rede organizada em nível mundial".

No entanto, evitou por enquanto responsabilizar diretamente algum grupo terrorista concreto pelos ataques que até agora deixaram 148 mortos e 327 feridos, segundo dados oficiais de Índia.

Para Frattini, fatos como os atentados de Mumbai mostram que é necessária "uma ação regional de prevenção e de estabilização" na zona.

Em nome de seu país, que a partir de janeiro coordenará o G8, assinalou que esse grupo, o G5 (China, África do Sul, Índia, Brasil e México, atual coordenador) e o G20 (que inclui os anteriores e vários países mais, sobretudo os emergentes), deveriam envolver-se em uma eventual conferência internacional sobre a situação na região.

Nesse encontro Frattini assinalou que deveriam estar também alguns países vizinhos desta região, "como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Turquia", cuja presença seria importante para abordar vários temas.

O chanceler lembrou que os ataques perpetrados em Mumbai, nos quais morreu entre outros o empresário italiano Antonio di Lorenzo, "fizeram surgir novamente as dificuldades com acusações cruzadas (entre Índia e Paquistão) que a comunidade internacional tem que, obviamente, superar". EFE act/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG