Itália pretende utilizar scanners de corpo inteiro em aeroportos

ROMA - A Itália pretende instalar scanners de corpo inteiro nos principais aeroportos de Roma e Milão para voos considerados de alto risco de ataques terroristas, disse o ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, em uma entrevista publicada neste sábado. Maroni, falando após a tentativa frustrada de ataque a um avião nos Estados Unidos, disse ao jornal Corriere della Sera que ele é a favor da introdução de scanners que podem ver através de roupas para encontrar explosivos ou armas.

Reuters |

"Nós temos os recursos prontos para adquirir os scanners, mas nós precisamos superar a oposição das agências de privacidade europeias", disse o ministro.

Maroni convocou uma reunião com a autoridade da aviação civil italiana, o ENAC, no dia 7 de janeiro para encontrar uma solução, disse ele.

Os Países Baixos e a Nigéria já disseram que vão utilizar scanners corporais nos seus aeroportos.

"Nossa intenção é instalá-los rapidamente no (aeroporto de) Fiumicino (em Roma) e no Malpensa (em Milão)", disse ele.

Inicialmente, os scanners serão usados somente para voos considerados de alto risco, disse ele.

O monitor do aparelho será mantido em uma sala diferente, visível somente para um membro da equipe de segurança.

Maroni disse que as autoridades estavam investigando os relatórios que dizem que Abdulmutallab, o jovem de 23 anos acusado de tentar explodir o voo 253 da Northwest Airlines de Amsterdã a Detroit na semana passada, tinha passado algum tempo na Itália antes do ataque frustrado.

O governo conservador do primeiro-ministro Silvio Berlusconi já elevou os níveis de segurança, disse Maroni.

Na semana passada, o braço da Al Qaeda no norte da África se declarou responsável pelo sequestro de dois italianos na Mauritânia em dezembro, citando como motivo a participação da Itália na coalizão liderada pela OTAN no Afeganistão.

Leia mais sobre: terrorismo

    Leia tudo sobre: aeroportositáliaterrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG