Itália homenageia Pavarotti no primeiro aniversário de sua morte

Roma, 6 set (EFE).- Com uma missa no mosteiro de Baggiovara e uma homenagem no cemitério onde está enterrado, começaram hoje em Modena as celebrações em homenagem ao primeiro aniversário da morte de Luciano Pavarotti, que terminarão ainda hoje com a interpretação da Missa de Réquiem, de Verdi, no teatro municipal.

EFE |

Modena, onde nasceu Pavarotti há 72 anos, lembrou hoje o artista em todos os cantos da cidade. Desde as primeiras horas e durante todo dia a voz do tenor e as óperas que interpretou foram escutadas por todas as ruas.

As vitrines das lojas, especialmente as do centro da cidade, exibem fotos de Pavarotti, discos, livros, imagens do tenor e qualquer coisa que o lembre.

As celebrações em lembrança de Pavarotti começaram com uma missa realizada no mosteiro de Baggiovara, que foi assistida por Giuliana, Cristina e Lorenza, as três filhas do tenor com sua primeira esposa, Adua Veroni.

Depois, as homenagens seguiram no cemitério de Montale, onde está enterrado junto a seus pais, Fernando e Adele, e Riccardo, o filho que teve com sua segunda esposa, Nicoletta Mantovani.

O ato mais importante da homenagem a Pavarotti será esta noite, quando no teatro municipal, que leva seu nome, a orquestra e o coro do teatro Reggio, dirigida por Aldo Sisillo, interpretar a "Missa de Réquiem", de Verdi.

O presidente Giorgio Napolitano enviou uma mensagem ao prefeito da cidade, em que louvou as iniciativas em homenagem a Pavarotti.

"A morte de Pavarotti privou o mundo da lírica de um protagonista absoluto, do que lembraremos durante muitos anos a profunda mestria na arte do canto", escreveu o Chefe do Estado.

Além de Modena, na cidade de Bolonha será feita outra missa pela alma da tenor, que será realizada na igreja paroquial de San Juan del Monte.

A viúva do tenor, emocionada, assegurou que Pavarotti ficaria "muito feliz" com as homenagens. EFE JL/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG