Itália: Deputado diz ter recebido proposta para se unir a premiê

Segundo Gino Bucchino, foram oferecidos 150 mil euros e candidatura para que passasse à coalizão de Silvio Berlusconi

EFE |

O deputado italiano de oposição Gino Bucchino disse ter recebido uma proposta para passar para a centro-direita do premiê italiano, Silvio Berlusconi, em troca de uma quantia de 150 euros e uma candidatura nas próximas eleições

A denúncia de Bucchino, membro do Partido Democrático (PD), foi feita nesta quinta-feira. Em entrevista coletiva, o deputado disse que há três semanas foi procurado por uma pessoa do partido opositor Refundação Comunista que havia falado com Denis Verdini, coordenador do Povo da Liverdade (PDL), legenda liderada por Berlusconi.

Segundo o deputado, lhe foi dito que estava tudo pronto para sua mudança para as fileiras de um novo grupo parlamentar, fundado em 20 de janeiro, formado por dezenas de deputados que abandonaram os partidos da oposição.

A manobra procura compensar a saída da legenda de Berlusconi do antigo aliado de Berlusconi, Gianfranco Fini, e de seus seguidores, o que deixou o chefe do governo sem a maioria absoluta na câmara baixa.

Segundo Bucchino, a pessoa que lhe fez a proposta ofereceu a ele sua candidatura "nas próximas eleições e 150 mil euros para reembolso de todas as despesas eleitorais". O deputado do PD disse que recusou a oferta e ressaltou que, como prova da suposta proposta, tem o registro das ligações recebidas há três semanas e as mensagens de texto que sucederam o encontro.

O coordenador do PDL, por sua vez, negou que conhecesse Bucchino e ameaçou denunciar quem falar sobre ofertas de dinheiro em troca de mudança de legenda, informou o jornal "Corriere della Sera".

A revelação pública de Bucchino se soma às denúncias feitas pela oposição contra a coalizão governista, desde que Berlusconi conseguiu superar uma moção de censura contra ele na Câmara dos Deputados por apenas três votos, em dezembro.

    Leia tudo sobre: itáliasilvio berlusconioposiçãodeputados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG