Itália: demite-se o líder da esquerda Walter Veltroni

O líder da esquerda italiana, Walter Veltroni, apresentou sua demissão nesta terça-feira, em seguida às derrotas nas eleições de domingo e segunda-feira na Sardenha, anunciou um porta-voz do Partido Democrata (PD).

AFP |

O atual presidente da Sardenha, Renato Soru (51 anos), apoiado pelo conjunto da esquerda, conseguiu apenas 42,9% dos votos contra 51,9% dados ao candidato da direita, Ugo Cappellacci (48 anos), um novato em política e amparado por Silvio Berlusconi.

O Partido Democrata italiano não consegue se recompor das legislativas de abril de 2008, ganhas pela direita conduzida por "Il Cavaliere".

O PD, presa de divisões, está minado por uma guerra de lideranças e Walter Veltroni, 53 anos, vem sendo cada vez mais contestado.

Um dos dirigentes do partido, o ex-ministro do Desenvolvimento econômico do governo Prodi, Pierluigi Bersani, havia anunciado recentemente sua candidatura à chefia do partido.

Walter Veltroni, que era então prefeito de Roma, passou a chefiar o Partido Democrata ao final das primárias que aconteceram em outubro de 2007.

fmi-kd/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG