passo adiante envolvimento do Irã no Afeganistão - Mundo - iG" /

Itália considera passo adiante envolvimento do Irã no Afeganistão

Roma, 25 fev (EFE).- A Itália considera que o envolvimento do Irã na estabilização do Afeganistão é um passo político adiante, afirmou hoje o ministro de Exteriores italiano, Franco Frattini, sobre uma possível participação iraniana na cúpula de Exteriores do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) em junho, em Trieste.

EFE |

Frattini acrescentou que "sugeriu" a possibilidade de convidar o Irã a "alguns colegas europeus", que olharam "com interesse" esta proposta italiana.

No entanto, o ministro disse que haverá "condições evidentes" à participação de Teerã em Trieste, já que Roma quer um Irã "seriamente empenhado na estabilização", que jogue "de maneira transparente".

Frattini disse que está avaliando com os parceiros ocidentais a viabilidade de convidar Teerã à conferência em Trieste, e acrescentou que, durante a cúpula entre Itália e França realizada na terça-feira, em Roma, Paris confirmou que enviará um especialista nos próximos dias à capital iraniana.

O chefe da diplomacia italiana disse que, "naturalmente", ainda não foi enviado "nenhum convite", já que se trata somente de "uma hipótese de trabalho".

A Itália, que este ano ocupa a Presidência rotativa do G8, já anunciou a possibilidade de convidar o Irã há dois dias, durante uma reunião dos ministros de Exteriores da União Europeia (UE) em Bruxelas.

Naquela ocasião, Frattini afirmou que a intenção da Itália era "envolver mais ativamente" os países "não ocidentais" na estabilização do Afeganistão e do Paquistão. EFE fab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG