Discovery - Mundo - iG" /

ISS comemora aniversário de astronauta e espera Discovery

Moscou, 14 mar (EFE).- Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) comemoraram hoje o segundo aniversário em dez dias, desta vez do astronauta americano Michael Fincke, e descansaram diante da chegada no domingo do ônibus espacial Discovery.

EFE |

O adiamento do voo do "Discovery" deixou Fincke sem presentes da família e da Nasa (agência espacial americana), mas ele recebeu um obséquio que o Centro do Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE) enviou à ISS em fevereiro, a bordo do cargueiro "Progress".

Fincke, que completou 42 anos, recebeu de presente uma exclusiva blusa pólo, feita pelo principal projetista de roupas para a equipe de cosmonautas russos e tripulantes da ISS, Aleksandr Yarov.

Por causa do aniversário de Fincke e à espera do "Discovery", o CCVE e a Nasa permitiram que os tripulantes tirassem um dia de descanso hoje, após duas semanas de intensos trabalhos, que incluíram uma caminhada espacial inicialmente não prevista de quase cinco horas.

Além disso, na quinta-feira passada, os três tripulantes da ISS tiveram que se refugiar durante dez minutos na nave russa "Soyuz", presa à plataforma orbital como um bote salva-vidas, diante do risco de um choque da estação com destroços de um satélite desprezado.

O "Discovery", cujo lançamento com sete tripulantes na quarta-feira passada foi adiado pela quinta vez, agora devido a um vazamento de combustível, deverá cumprir uma missão de duas semanas na ISS que incluirá intensas atividades e até quatro caminhadas. EFE si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG