Israelenses e palestinos se reúnem no domingo na presença de Rice

Os chefes dos negociadores palestinos e israelenses irão se reunir, no domingo, em Jerusalém, na presença da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou nesta segunda o negociador palestino Saeb Erakat.

AFP |

O palestino Ahmed Qureia e a israelense Tzipi Lvni, ministra de Relações Exteriores, irão fazer, em conjunto com Rice, uma "avaliação" das negociações e dos resultados obtidos, explicou à AFP Erakat, que também estará no encontro.

Em uma entrevista publicada no sábado, Qureia disse que os palestinos e os israelenses preparariam um documento sobre os progressos alcançados e as divergências persistentes nas negociações de paz em curso.

Rice irá permanecer de 14 a 16 de junho em Israel e na Cisjordânia com o objetivo de apoiar os esforços para alcançar a paz no Oriente Médio, apesar da crise política no Estado Hebreu que debilita o premier, Ehud Olmert.

A líder da diplomacia americana irá se reunir com Olmert e Livni. Em Ramallah irá conversar com o presidente palestino Mahmoud Abbas, e seu primeiro-ministro, Salam Fayad.

Washington tenta mediar as negociações de paz entre Israel e os palestinos reativadas em novembro de 2007 em Annapolis (Estados Unidos) com a finalidade de alcançar um acordo antes do final de 2008.

Diante da falta de progresso, as possibilidades de se chegar a tal acordo parecem cada vez remotas devido à crise política em Israel, onde se pede a demissão de Olmert por seu suposto envolvimento em um caso de corrupção.

str-ezz/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG