Israelenses e palestinos se encontrarão nos EUA na próxima semana

EUA suspenderão exigência de que israelenses congelem construção de assentamentos antes de retomada de diálogo

iG São Paulo |

Os Estados Unidos suspenderão a exigência de que os israelenses congelem a colonização na Cisjordânia antes de retomar o diálogo de paz direto sobre o Oriente Médio, que deve ocorrer em Washington na próxima semana.

A nova postura, anunciada nesta terça-feira, muda radicalmente a estratégia anunciada pelo presidente americano, Barack Obama, em setembro - quando o diálogo direto foi retomado.  A mudança será discutida na próxima semana em Washington, quando negociadores israelenses e palestinos se encontrarão no Departamento de Estado.

Reconhecimento

Também nesta terça-feira, os Estados Unidos desaprovaram a intenção de vários países da América Latina de reconhecer um Estado palestino, e repetiram que as negociações diretas entre israelenses e palestinos continuam sendo "o único meio" de se alcançar a paz no Oriente Médio. "Não somos favoráveis a esta linha de conduta", declarou Philip Crowley, porta-voz do Departamento de Estado. "Acreditamos que qualquer ação unilateral é contraproducente", emendou.

Crowley informou que altos funcionários americanos mantiveram contato com negociadores israelenses e palestinos nesta terça-feira, destacando que as tentativas americanas de retomar as conversações não haviam sido "suspensas".

O governo israelense criticou a Argentina e o Brasil nesta terça-feira por terem reconhecido a existência de um Estado Palestino com as fronteiras de 1967, dizendo que isso é uma "interferência altamente prejudicial" por parte de países que nunca fizeram parte do processo de paz no Oriente Médio.

"Eles nunca contribuíram para o processo e agora estão tomando uma decisão que vai completamente contra tudo o que foi acordado até agora", disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Yigal Palmor. "É um absurdo."

*Com Reuters e AFP

    Leia tudo sobre: oriente médioisraelpalestinoseua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG