Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Israel vai distribuir máscaras de gás aos civis a partir de 2009

As autoridades israelenses decidiram distribuir máscaras de gás à população a partir de 2009 para prevenir um eventual ataque com armas não-convencionais, informou a rádio pública israelense nesta quarta-feira.

AFP |

A iniciativa foi impulsionada pelo vice-ministro da Defesa, Matan Vilani, durante uma reunião a portas fechadas do gabinete de segurança presidido pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Questionado pela AFP, um porta-voz do Exército israelense se limitou a dizer que o comando militar "não recebeu nenhuma ordem do governo para se preparar para distribuir máscaras de gás à população".

O responsável pelos serviços de emergência estatais, o general da reserva Zeev Zuckran, pediu à população que mantenha a calma e qualificou a decisão de "tecnica", afirmando que não significa que esteja havendo uma degradação da segurança na região.

As autoridades israelenses mencionam com freqüência a ameaça de um ataque com armas não-convencionais procedente do Irã ou da Síria.

Israel já distribuiu várias vezes no passado máscaras de gás à população, sobretudo no fim de 1990, depois da invasão iraquiana do Kuwait. Durante a primeira guerra do Golfo, mísseis iraquianos foram disparados contra o território israelense.

pa/yw

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG