a força contra Hamas caso disparos de morteiros sejam mantidos, adverte Olmert - Mundo - iG" /

Israel usará a força contra Hamas caso disparos de morteiros sejam mantidos, adverte Olmert

O primeiro-ministro israelense Ehud Olmert advertiu neste domingo que Israel empregará a força contra o Hamas caso não cessem os disparos de foguetes e obuses de morteiro a partir da Faixa de Gaza.

AFP |

"O Hamas é a força dominante na Faixa de Gaza e deve assumir as conseqüências de seus atos (...) A realidade deve mudar: ou a calma reinará por bem ou, do contrário, Israel utilizará a força para obter a calma", advertiu Olmert na abertura do Conselho de ministros semanal.

Olmert fez essas declarações após a morte de um civil israelense em um kibbutz nas proximidades da Faixa de Gaza na explosão de um obus de morteiro. O braço militar do Hamas, que tomou o poder em Gaza em junho de 2007, reivindicou esse disparo.

Após esse ataque, o Exército israelense lançou operações na noite de sábado contra postos da Polícia do Hamas na Faixa de Gaza, matando cinco palestinos.

De acordo com a imprensa israelense, o chefe dos serviços de inteligência egípcios, Omar Suleiman, é aguardado em Jerusalém na segunda-feira para apresentar o acordo obtido no final de abril no Cairo entre os diferentes grupos palestinos a respeito de um projeto de trégua com Israel.

jlr/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG