atitude cínica perante direito internacional, diz relator da ONU - Mundo - iG" /

Israel tem atitude cínica perante direito internacional, diz relator da ONU

Genebra, 16 jun (EFE).- O relator da ONU para a situação dos territórios palestinos ocupados, Richard Falk, afirmou hoje que Israel exibe uma atitude cínica a respeito do direito internacional, que faz acreditar que a força é a única alternativa para que os palestinos exerçam seu direito à livre determinação.

EFE |

Em sua primeira apresentação perante o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, Falk lembrou que Israel não só descumpriu a sentença do Tribunal Penal Internacional, que tachou de ilegal o chamado "muro de segurança" construído na Cisjordânia, mas também não fez esforços sérios para aplicar suas principais conclusões.

Falk substitui no posto de relator das Nações Unidas para os territórios palestinos o professor John Dugard, que exerceu o cargo durante seis anos.

No entanto, em sua primeira apresentação na ONU, o novo relator criticou os limites impostos à sua missão, já que foi encarregado somente de avaliar e denunciar as violações dos direitos humanos cometidas por Israel nos territórios palestinos, deixando de lado as que possam ser cometidas pelos palestinos.

Para o especialista, isto dá razão aos que consideram que mandatos como o seu são "tendenciosos" e carecem de imparcialidade.

Por isso, pediu ao CDH que amplie sua missão, de modo que também possa abordar as violações do direito internacional cometidas pelos palestinos.

Em outro momento de sua exposição, Falk alertou para a "extrema gravidade" da situação em Gaza, que "ameaça diariamente a saúde e o bem-estar de toda a população", e que considerou ser uma conseqüência dos extremos aos quais chegou a política de ocupação de Israel.

"Qualquer possibilidade de estabelecer um Estado palestino é atingida diariamente pela contínua expansão ilegal das colônias israelenses", afirmou. EFE is/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG