Israel suspende vistos de trabalho para voluntários estrangeiros

Jerusalém, 20 jan (EFE).- Israel suspendeu a concessão de vistos de trabalho a voluntários estrangeiros que cumprem missão humanitária nos territórios palestinos ocupados, informa hoje o jornal Haaretz.

EFE |

"O Ministério do Interior deixou de emitir permissões de trabalho a cidadãos estrangeiros que trabalham na maioria das ONGs internacionais nos territórios palestinos, entre eles Jerusalém Oriental", diz o diário.

Até agora, os voluntários dispunham de um visto B1 especial de trabalho que conseguiam com o Ministério do Interior através do Departamento de Relações Internacionais do Ministério de Assuntos Sociais.

Mas em uma aparente reestruturação das regulações vigentes desde 1967, o Ministério do Interior concede agora apenas vistos de turista.

As novas regulações contemplam a possibilidade que o visto de turista no passaporte do solicitante vá acompanhado de um selo especial ou texto que lhe permita trabalhar única e exclusivamente no território da Autoridade Nacional Palestina (ANP), ao contrário do B1, que inclui também o território israelense.

Voluntários suspeitam, segundo o jornal, que com essa nova política, Israel busca impedir os trabalhos humanitários em Jerusalém Oriental, área considerada por sua legislação parte integral do território israelense, e forçá-los a transferir suas sedes a cidades sob o Governo da ANP.

O diário revela, além disso, que o Ministério do Interior israelense cogita levar ao Ministério da Defesa as atribuições para obter as recomendações antes dadas pela pasta de Assuntos Sociais, o que pode trazer novos empecilhos.

Entre as organizações afetadas estão Oxfam, Médicos sem Fronteiras, Save the Children e Terre des Hommes, que trabalham há anos na região e cujo trabalho é vital para ajudar a população palestina na Cisjordânia e em Gaza.

Outros prejudicados pela medida são estudantes universitários e empresários. EFE elb/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG